SEU PET TAMBÉM PRECISA DE PRIVACIDADE E SILÊNCIO: VEJA OS SINAIS DE QUANDO ELE ESTÁ ESTRESSADO

14/01/2021

Mesmo adorando a companhia da família, cães e gatos também gostam de momentos de solidão

Estresse dos mascotes por excesso de convívio com os donos. Parece uma pegadinha, mas não é. Com a pandemia, e mais tempo em casa com a família, pode acontecer do seu pet estar para lá de cansado de te ver todo santo dia.

Isso não é muito comum, mas acontece, em especial com os gatos. Mesmo tendo fama de ser o dono do pedaço, felinos são territorialistas e excesso de gente sentando na poltrona preferida deles pode aborrecer.

Até mesmo os cães, que têm fama de gravitar ao redor dos seus tutores, podem mostrar sinais de esgotamento ao passar o dia todo com seus humanos. Crianças e seus hábitos barulhentos podem ter colocado os nervos do seu cachorro em xeque-mate este ano. E agora mais: férias em família, e todo mundo junto outra vez!

Já parou para pensar que pets podem querer privacidade? Acredite: alguns, mesmo adorando a companhia de seus tutores, também prezam por momentos de silêncio e solidão.

Mas atenção: pet estressado pode ser por diversos motivos, e o excesso de tempo com seus tutores é apenas um deles. Faça uma avaliação se os sinais de aborrecimento no seu mascote não tiveram início desde que você passou a ficar mais tempo em casa.


Como saber se seu pet está querendo um tempo:


* Gato que se refugia nas alturas podem estar querendo ficar sozinho.

* Gato que só volta para casa na hora de comer pode ter encontrado um lugar melhor para ficar.

* Gato que passou a mostrar os dentes ou a fugir de determinados integrantes da casa.

* Cachorro que se refugia em determinado espaço de casa, como debaixo da mesa, dentro do box ou atrás do sofá.

* Animal que passou a ficar quieto demais pode ser sinal de dor, velhice, cansaço ou aborrecimento.

* Animal que passou a urinar fora do local habitual pode ser ansiedade ou uma forma de protesto. Atenção se você alterou os horários de passeio higiênico do seu mascote durante a quarentena. Ele pode ter se ressentido com isso.

* Às vezes, estar em casa o dia inteiro com o ser amado deixa a gente meio doido mesmo. Cães podem eleger uma parte do corpo e lambe-las compulsivamente. Isso é mais comum nas patas, mas pode ser em outro local.

* Lembre-se de que animais de estimação, em especial cães e gatos - devido a sua proximidade com os seres humanos -, funcionam como verdadeiras esponjas de pequenas alterações do seu humor. Logo, mesmo que você não tenha contado para ninguém, seus pets podem saber que você quer trocar de emprego, está brigada com sua mãe ou o casamento não vai lá essas coisas. Os animais percebem sutis mudanças em seu humor e passam a desenvolver ansiedade sem explicação aparente.

Outra coisa que pode acabar com a paciência do seu pet são justamente as férias de verão – essas em que a família vai de mala, cuia e cachorro para a praia. Sem falar na água de beber que está quente e na comida que só chega ao prato depois das 15h. Para alguns pets, férias podem ser uma grande fonte estressora.


Fonte:https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2021/01/seu-pet-tambem-precisa-de-privacidade-e-silencio-veja-os-sinais-de-quando-ele-esta-estressado-ckjk18wfl002h019winl73r2u.html